domingo, 13 de maio de 2012

Debate "A Mulher Negra - Da Colonização aos dias atuais" 12/05/2012


Debate com o tema "A Mulher Negra - Da Colonização aos dias atuais" (12 de Maio de 2012)


No dia 12 de maio de 2012 aconteceu na Subsede da APEOESP-Guarulhos, Arujá e Santa Isabel um debate com o tema "A Mulher Negra - Da Colonização aos dias atuais". 
A atividade contou com a participação de cerca de 30 pessoas entre professores, professoras, alunos e alunas de Guarulhos e Arujá. Também estiveram presentes dois trabalhadores da indústria farmacêutica o que reflete o caráter classista da atividade, bem como a necessidade de unir trabalhadores de diversas categorias em torno do tema relacionado ao combate a toda a forma de opressão. 
O Coletivo Contra Opressões "Maria Bonita"  preparou o espaço onde se deram os debates ornamentando-o com três paineis de fotografias os quais tematizaram algumas faces da realidade de negras e negros. 
O primeiro painel buscou resgatar a imagem positiva de negros e negras por meio de sua beleza e diversidade cultural. Imagem esta muitas vezes deturpada ou até mesmo "escondida" historicamente pelos opressores.
O segundo painel tinha por tema "O trabalho" e buscou refletir as diversas atividades exercidas por negros e negras. Foram fotos tiradas pelos organizadores da atividade e que buscaram retratar as profissões mais comuns exercidas por negras e negros. Evidenciou-se que negras e negros exercem, em sua ampla maioria,  funções com menor prestígio social, bem como com menores remunerações. Tais dificuldades em exercer determinadas profissões são resultado do processo histórico que colocou negros e negras sempre em condições de difícil acesso à educação, portanto, as dificuldades em atuar em determinadas carreiras profissionais não é, de forma alguma, resultado de uma suposta incompetência, mas fruto de todo um processo deliberado de segregação e marginalização social. O terceiro painel retratou a juventude negra. 

A atividade contou com a participação de três debatedoras. 
  • Rosemar é professora, Conselheira Regional da APEOESP pela Oposição Alternativa e também militante do PSTU. Em sua argumentação fez um resgaste histórico acerca das condições sociais impostas às mulheres negras desde o período da Colonização aos dias atuais. Sua fala evidenciou que, infelizmente, a burguesia tenta, deliberadamente, apagar fatos históricos que mostram que no Brasil negras e negros sempre sofreram com a segregação e a marginalização, por conta disso, o país tem uma dívida histórica de reparação aos incontáveis danos causados a toda comunidade negra brasileira. 
  • Ângela é professora, Conselheira Regional da APEOESP pela TLS (Trabalhadores em Luta pelo Socialismo) e militante do PSOL. Ângela apresentou dados estatísticos que reafirmaram todos os apontamentos feitos pela debatedora que a antecedeu. Em sua fala evidenciou-se, por meio de dados oficiais, que a comunidade negra, de maneira geral, vive ainda hoje as piores condições sociais, sendo as mulheres as mais prejudicadas. Os dados demonstraram que o Brasil ainda é o pais da segregação racial. 
  • Fabiana é professora, Conselheira Estatual da APEOESP pela Oposição Alternativa. Em sua argumentação debateu a respeito da legislação brasileira voltada para negros e negras, como a Lei do Ventre Livre, Lei Áurea, Lei da Africanidades, Lei da Igualdade Racial.  Sua fala evidenciou que em nenhum momento da história do país essas leis favoreceram verdadeiramente as negras e negros. A lei que determina o ensino das africanidades nas escolas, por exemplo, nunca foi cumprida. A criminalização do racismo também é algo que existe apenas no papel. 
PARA TER ACESSO A MAIORES INFORMAÇÕES, BEM COMO FOTOS DO DEBATE ACESSE A PÁGINA "ATIVIDADES" DESTE BLOG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário