sexta-feira, 4 de maio de 2012

Plenária Nacional LGBT da CSP-Conlutas.



No período de 27 a 30 de maio aconteceu em Sumaré, SP, o I Congresso Nacional da CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular. Estiveram presentes delegados e delegadas de todos os estados brasileiros, além de delegações internacionais que representaram 22 países como Egito, França, Itália, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Senegal, Benin, África do Sul, EUA, Canadá, Costa Rica, Haiti, México, Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
O Congresso foi precedido do I Encontro Nacional de Mulheres da CSP-Conlutas. As companheiras debateram um programa classista e independente, além de votar uma carta ao Congresso proposta pelo MML, Movimento Mulheres em Luta, uma organização de mulheres filiada a central.
Nos dias 28 e 29 aconteceram duas Plenárias LGBTs(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) que reuniu cerca de 60 delegados e delegadas que debateram um programa classista e independente para o movimento LGBT, além de  votar um calendário de ações para o próximo período. Este calendário e o resultado dos debates foram apresentados nos grupos de trabalho e votado na Plenária Geral do Congresso que aprovou as propostas por consenso. Pela primeira vez, estiveram presentes delegados e delegadas LGBTs oriundos de movimentos sociais, o que representa um grande avanço para a organização do setorial da Central. 
As propostas apresentadas e aprovadas pelo Congresso foram: 
  • Organização de uma cartilha LGBT voltada para o movimento sindical e popular;
  • Organização de um Encontro Nacional LGBT da CSP-Conlutas;
  • Ampla campanha pela criminalização da homofobia a partir da aprovação da PLC122 em seu texto original;
  • Campanha pelo casamento civil entre pessoas do mesmo sexo;
  • Campanha por um serviço de saúde pública voltado à mulheres lésbicas e pessoas transexualizadas;
  • Jornada de mobilização no movimento sindical para o combate a homofobia sofrida por LGBTs em seus locais de trabalho;
  • Campanha contra programas de televisão de conteúdo homofóbico;
  • Campanha pelo Estado Laico;
  • Participação na II Marcha Nacional contra Homofobia de Brasília que acontecerá no dia 16 de maio de 2012;
  • Intervenção nas Paradas do Orgulho LGBT;
O Coletivo Contra Opressões "Maria Bonita" teve representatividade em todos os momentos do Congresso inclusive no I Encontro de Mulheres da CSP-Conlutas, bem como nas Plenárias LGBT. Nestas atividades foi possível partilhar nossa experiência e contribuir para organização de movimentos combativos, classistas e independentes de governos e de patrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário