Raça e Classe

"Raça e Classe"
O salário pago a um homem negro por exercer uma mesma função que um homem branco, é pouco mais da metade. No caso de uma mulher negra a diferença é muito maior. Há uma drástica diferença gradual, pois recebem menos que um homem branco, uma mulher branca e homem negro. Ocupando, portanto, o grau mais acentuado de exploração. Isso demonstra que o capitalismo é muito mais agressivo na exploração da raça negra.
Também é muito frequente a violência policial contra a juventude negra e pobre. A discriminação para se conseguir emprego é outro fator de peso . No Capitalismo, os piores serviços, com as piores remunerações são legados à negros e negras. Fora isso, a discriminação racial reduz as possibilidades de ascensão profissional. 
A sociedade capitalista dissemina o racismo de modo violento e também de maneira velada.
Diante disso, defendemos um programa combativo, classista e independente para lutar contra todas as mazelas do racismo. Neste sentido, entendemos que esta batalha é tarefa do conjunto da classe trabalhadora e temos total acordo com as palavras do líder Malcom X quando disse não existir capitalismo sem racismo. Portanto, esta é uma bandeira central também na luta sindical.
Estas são algumas das bandeiras que defendemos:
  • Cotas para negros e negras nas universidades públicas;
  • Trabalho igual, salário igual;
  • Liberdade religiosa e o fim da perseguição às religiões de matriz africana;
  • Reintegração imediata das áreas remanescentes de quilombos a seus descendentes;
  • Pelo ensino de conteúdos relacionados à africanidade em todas as escolas;
  • Punição exemplar para qualquer ato racista;
Junte-se a nós:
coletivomariabonita@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário