quinta-feira, 5 de abril de 2012

III Marcha Nacional Contra Homofobia em Brasília.



A III Marcha Nacional Contra Homofobia será realizada no dia 16 de maio em Brasília. As duas anteriores  aconteceram na semana do dia 17 de maio, dia Internacional Contra Homofobia, que também foi instituído no Brasil conforme decreto do ex-presidente Lula em 04 junho de 2010.
O decreto não trouxe nenhum real benefício para o setor LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), pois a impunidade contra crimes de ódio contra homossexuais segue impune e cresce a olhos vistos. Há uma série de contradições com relação ao decreto de Lula, pois em seus oito anos de governo a PLC 122, que criminaliza a homofobia, não saiu do papel. A união civil igualitária é alvo de severas críticas e não há proposta do governo em avançar nos debates. 
No início de seu governo, Dilma optou por dar sequencia ao plano de governo aplicado por Lula. Em 2011, por exemplo, a presidente não exitou por um só momento em vetar o Kit-Anti homofobia organizado pelo MEC em troca da cabeça de Pallocci, transformando direitos LGBTs em moeda de troca. 
Marta Suplicy, senadora de São Paulo pelo PT, também não foge a regra. Ao mesmo tempo em que se auto intitula "defensora dos direitos LGBTs", retirou a PLC 122, de cujo texto é relatora, para reorganizá-lo em parceria com setores mais reacionários do governo. Portanto, nenhuma confiança nos governos, apenas nossa luta organizada e independente poderá arrancar vitórias. 
Segundo os organizadores da III Marcha Nacional Contra a Homofobia, o foto do evento será a exigência da imediata criminalização da homofobia, bem como a cobrança para que o Ministério da Educação e do Palácio do Planalto deem a imediata liberação do programa Escola sem Homofobia.
Acreditamos que a proposta está bem elaborada, mas é preciso ainda acrescentar a ela a exigência de que seja aprovada a PLC 122 em seu texto original. Quanto ao Kit Anti Homofobia, é necessário sua imediata liberação para todas as escolas públicas brasileiras, bem como a garantia de formação para os professores e professoras para que possam trabalhar com este material. 
O Coletivo Maria Bonita esteve presente na I e na II Marcha Nacional Contra Homofobia e tem como um de seus objetivos manter esta política de unidade de ação. 
Organize-se e venha participar conosco desta Marcha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário