domingo, 15 de abril de 2012

O Coletivo se prepara para atuar na Parada do Orgulho LGBT de Guarulhos!!!!


As Paradas do Orgulho LGBT foram momentos privilegiados para denunciar a violência e exigir politicas anti-homofóbicas. Infelizmente, nos últimos anos, as Paradas foram sendo cooptadas pelo mercado por meio de financiamento de empresas nacionais e multinacionais. 
Há ainda a participação de governos oportunistas que se aproveitam do evento para se projetarem nacionalmente como "apoiadores" do movimento, mas que na prática nada fazem para que os direitos historicamente negados a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros sejam conquistados. 
Este tipo de Parada reflete a visão de que nossa luta deve ser pura e simplesmente pela "aceitação" enquanto "cidadãos normais" que devem ter direitos garantidos por serem consumidores. Ou seja, uma espécie de "cidadania de consumo".  
Neste sentido, há muito tempo as Paradas perderam seu caráter político para se converter num grande dia de festa e comércio para geração de lucros para bares, restaurantes, hotéis, boates, saunas etc sem que isso seja revertido em politicas que atendam as reais necessidades do setor. Caracteriza-se com "um dia de glória" em contrapartida a uma vida de opressão sofrida cotidianamente nos locais de estudo, trabalho e moradia. 
Há ainda os que influenciados pela ideologia dominante defendem que o valor da parada está em "dar visibilidade a LGBTs". No entanto, esquecem-se o fato de que a visibilidade é uma faca de dois gumes, pois coloca LGBTs em evidência, mas também causa reações negativas e violentas de setores reacionários e conservadores. Não faltam relatos, por exemplo, de casos de violência e assassinatos acontecidos contra LGBTs nos dias de Paradas. Muitos são os grupos homofóbicos organizados que se preparam para atacar homossexuais masculinos e femininos justamente nestes dias. Se aproveitam do mega evento por saberem que há uma alta concentração de pessoas LGBTs em situação vulnerável, pois a segurança é, no geral, muito precária. Fora isso, esses grupos tem total consciência de que inexistem leis em nível federal que criminalizem a homofobia, ou seja, se aproveitam da impunidade para agredir com maior "liberdade". 
Portanto, é preciso resgatar o espírito combativo de STONEWALL  e organizar um movimento LGBT classista e com independência política e financeira. Já está mais que provado o fato de que não podemos depositar nenhuma confiança nos governos, muito menos alimentar ilusões para com os patrões. 
Como sabemos, a homofobia, assim como outras formas de opressão como machismo e racismo, são pilares de sustentação do capitalismo, pois divide a classe trabalhadora e a enfraquece na luta pelo fim da exploração. Portanto, a luta contra a homofobia não é uma luta isolada de LGBTs, mas uma luta do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, pois combater as opressões em nosso meio nos fortalece de conjunto. 
Por este motivo, o Coletivo Contra Opressões "Maria Bonita" - APEOESP Guarulhos, Arujá e Santa Isabel- está se preparando para participar da VII Parada do Orgulho LGBT de Guarulhos que acontecerá no dia 27 de Maio de 2012. Queremos marcar nossa presença por meio de uma coluna que faça a denúncia aberta a esse tipo de evento, bem como um chamado público para que o movimento se reorganize sob uma perspectiva combatica, CLASSISTA  e independente de governos e de patrões. O coletivo está preparando um material específico, panfletos, faixas etc para nossa atuação neste dia.
Você professor e professora da rede pública está convidado para se juntar a esta coluna de lutadores e lutadores!!!!! Sua presença é fundamental!!!!
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!!!!!
O coletivo preparou um vídeo. Segue abaixo o link para acesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário