terça-feira, 9 de junho de 2015

28 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO ORGULHO LGBT



RESGATAR O ESPÍRITO COMBATIVO DE STONEWALL


A Rebelião de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, é considerada o marco da luta LGBT moderna. Os ventos revolucionários de 1968 sopraram nas mais diversas direções, gerando a revolta contra a invasão norte-americana no Vietnã, contra a ocupação Stalinista da Checoslováquia, aliando operários e estudantes na França e fazendo a população marchar contra a ditadura no Brasil.
Neste contexto de crítica radical, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros que frequentavam um bar chamado “Stonewall Inn”, em Nova Yorque, se levantaram contra os frequentes e violentos ataques da polícia que cotidianamente invadia o bar. O levante foi liderado por um grupo de travestis e durou quatro dias convertendo o 28 de junho no Dia Mundial do Orgulho LGBT.
Logo depois, diversos grupos de ação como a Frente de Libertação Gay surgiram, e imediatamente se aliaram as lutas da época, em solidariedade aos negros, às mulheres, contra a guerra do Vietnã e apoiando as lutas dos trabalhadores. Esses grupos convocaram grandes manifestações públicas para dar visibilidade as suas lutas ocupando ruas e avenidas com bandeiras e faixas. Esses grandes manifestações deram origem as atuais Paradas do Orgulho LGBT que ocorreram em várias regiões do mundo.

AS PARADAS DO ORGULHO LGBT
As Paradas do orgulho LGBT tiveram origem nas lutas por direitos e foram momentos privilegiados para denunciar a opressão e exigir políticas de combate a LGBTfobia. Infelizmente, nos últimos anos, este dia de luta mundial foi sendo cooptado pelo mercado através do patrocínio de multinacionais, do monopólio dos carros de som pelas empresas e boates que faturam milhões com o consumo de LGBTs e de governos oportunistas, o que tem gerado um processo de total despolitização do evento. Esse tipo de Parada reflete a visão de grande parte da direção do movimento atual, de que nossa luta deve ser por “aceitação” enquanto “cidadãos normais”, que devem ter seus direitos garantidos, principalmente enquanto consumidores, uma espécie de cidadania de consumo. Esta mudança de perspectiva é na verdade um grave erro, pois as Paradas do Orgulho LGBT, do modo que são organizadas na atualidade, nada tem a ver com a realidade dos milhares de LGBTs que estão nos bairros e escolas da periferia, no interior das fábricas e tampouco tem a ver com a origem das paradas e o espírito de luta de Stonewall. Infelizmente, por falta de direção polícia do movimento, os milhares que frequentam esse “dia de glória” retornam para suas casas e locais de estudo e moradia para continuarem sofrendo a LGBTfobia e a super exploração.
É preciso retomar o espírito combativo de Stonewall e construir um movimento LGBT de luta e independente de governos, empresários e patrões!!!!

IDENTIDADE DE GÊNERO, COMPREENDER PARA COMBATER A DISCRIMINAÇÃO E O PRECONCEITO
Gênero é uma construção social e varia de sociedade para sociedade. Não existe relação direta entre sexo, que é biológico, e gênero. Sexo existe na natureza e é parte dela, não apenas entre seres humanos, mas também entre os animais irracionais, assim como nas plantas. Na natureza exitem três sexos, o macho, a fêmea e ainda o hermafrodita entre as plantas e animais e o intersexual entre os seres humanos. Gênero são o conjunto de características que uma sociedade em determinada época identificam como sendo de homem e de mulher. Identidade de gênero se refere ao gênero que a pessoa se identifica na sociedade, mas pode também ser usado para referir-se ao gênero que certa pessoa atribui ao indivíduo tendo como base o que tal pessoa reconhece como indicações de papel social de gênero (roupas, corte de cabelo, etc.). []A identidade de gênero pode ser afetada por uma variedade de estruturas sociais, incluindo etnicidade, trabalho, religião ou irreligião, e família.
Portanto, gênero nada mais é que o modo como a pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento em decorrência do seu sexo biológico. Sexo, orientação sexual e identidade de gênero são dimensões diferentes e que não se confundem. Pessoas transexuais podem ser heterossexuais, lésbicas, gays ou bissexuais. [][]

Nenhum comentário:

Postar um comentário