quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Coletivo Contra Opressões Maria Bonita faz amplo chamado ao I Encontro Nacional do M.M.L - Movimento Mulheres em Luta

Entre os dias 04,05 e 06 de outubro, na cidade de Sarzedo, MG, vai ocorrer o I Encontro Nacional do M.M.L. (Movimento Mulheres em Luta). Os objetivos deste encontro são organizar as lutas das mulheres trabalhadores, atualizar seu programa e avançar na organização e estruturação do MML.Vivemos em uma sociedade machista, por isso, os problemas sentidos pela classe trabalhadora são mais sentidos pelas mulheres trabalhadoras. Além dessa realidade, sofremos com a violência doméstica, um problema crescente no Brasil. Em 30 anos, mas de 90 mil mulheres foram mortas, sendo que metade disso foi na última década. Em 4 anos, os casos de estupro cresceram 15%, e as principais vítimas são mulheres trabalhadoreas, que utilizam o transporte público, local onde se dá muitas ocorrências, que voltam tarde de seu trabalho ou saem antes de amanhecer e precisam passar por ruas mal iluminadas. Também se incluem aqui mulheres lésbicas que sofrem o chamado “estupro corretivo”.No que diz respeito aos direitos reprodutivos das mulheres, assistimos a debates que são verdadeiros retrocessos, como a proposta do “Estatuto do Nascituro” que transforma a vítima de violência sexual em culpada, pois a proíbe em optar a interromper a gravidez nesses casos.
Se por um lado o Estado pune as mulheres que optam por não serem mães, contraditoriamente não lhes garante condições mínimas para exercerem a maternidade. A falta de creches, por exemplo, é um grave problema para as mulheres trabalhadoras, as diferenças salariais entre homens e mulheres, estas recebendo menos para exercerem as mesmas funções, também é um grave problema para o exercício da maternidade.
O I Encontro Nacional do MML buscará organizar lutas que respondam a essa realidade. É fundamental a unidade das mulheres trabalhadora para lutarem contra os ataques que sofrem cotidianamente. O fato, por exemplo, de o Brasil ser governado por uma mulher não significou avanços de fato para as trabalhadoras, pois o governo atente a um projeto voltado para setores da burguesia e do imperialismo que atacam as mulheres trabalhadoras. Portanto, faz-se imprescindível a organização das trabalhadoras em torno de um programa combativo, classista e independente para alcançarem vitórias.O Coletivo Contra Opressões Maria Bonita atua no sindicado de professor@s APEOESP-Guarulhos, Arujá e Santa Isabel e participará ativamente na construção e no amplo chamado para que as professoras se organizem e participem deste encontro. Entre em contato com o MML pelo fone (11)3107-7984 ou (11)98820-4948. Também pode obter maiores informações e se inscrever para participar no encontro entrando em contato com a Subsede da APEOESP-Guarulhos, Arujá e Santa Isabel pelo fone (11)2409-6374. PARTICIPE!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário